• Português
  • Español

História

Nelore DI GENIO

Oriundo de uma família com tradição na pecuária, o empresário João Carlos Di Genio deu início às atividades no setor ao receber algumas terras de herança e adquirir as suas próprias fazendas há mais de 40 anos, na década de 1960.

Assim surgiu o Nelore DI GENIO, trabalhando com gado de corte, com cria, recria e engorda. Paralelamente, o criatório deu iniciou aos trabalhos de seleção e melhoramento genético dos animais, utilizando técnicas como a Fertilização in Vitro (FIV), a Transferência de Embriões (TE)  e a Inseminação Artificial (IA), multiplicando o gado buscando o lado produtivo, a participação em provas e a funcionalidade.

Há cerca de 20 anos, o Nelore DI GENIO começou, também, a selecionar o gado Puro de Origem. A criação de gado PO teve início com o remate de algumas das principais vacas comercializadas nos leilões Elo de Raça e da Chácara Mata Velha. É nestes leilões que João Carlos Di Genio compra, até hoje, embriões, doadoras e novilhas para incrementar e acrescentar novidades ao seu plantel.

Marca reconhecida na produção de touros eficientes, frutos de acasalamentos direcionados e de seleções que identificam promessas da raça, o Nelore DI GENIO também investe em um ótimo manejo e ambiente tranquilo e saudável em todos os espaços do criatório. Com forte pressão de seleção em fertilidade e habilidade materna nas fêmeas e circunferência escrotal nos machos, a Genética DI GENIO mantém reprodutores em todas as principais centrais de inseminação do Brasil, a exemplo do touro LANDAU DA DI GENIO, em coleta na CRV Lagoa, e do LOGAN DA DI GENIO, na Alta Genetics, dois dos maiores produtores de sêmen do País.

Com propriedades nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rondônia, participa das principais provas nacionais de ganho em peso a pasto e dos programas de melhoramento genético da ABCZ (PMGZ) e do PAINT (CRV Lagoa), com o objetivo de produzir animais duplamente certificados. Anualmente, o criatório realiza, na Fazenda Aimoré, as Provas de Ganho em Peso a Pasto (PGPs), circuito interno para a identificação dos melhores reprodutores e das principais matrizes. Como resultado, os melhores indivíduos são escolhidos para serem doadores de sêmen e comercializados nos leilões.

Todo esse trabalho reflete na excelente padronização dos animais, que possibilitou a conquista do tricampeonato de melhor criador da raça Nelore de Mato Grosso do Sul nos anos 2011, 2012 e 2013.