Fase final do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens será realizada durante a Expogenética
Referência em seleção e na identificação de promessas da raça, o Nelore DI GENIO tem mais um motivo para comemorar: dois de seus animais, OBAMA DA DI GENIO e OCTOGONO DA DI GENIO, estão entre os pré-classificados ao Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens – PNAT 2018. O anúncio foi feito na terça-feira, dia 14, pela Associação Brasileira de Criadores de ZEBU (ABCZ).
“Estamos muito felizes com o resultado, que atesta o trabalho sério e competente do criatório no melhoramento e na seleção da raça. Os dois animais que enviamos para o PNAT foram pré-selecionados. E, o mais importante, são touros filhos de touros da Marca DI GENIO: o OBAMA (JCDG 9200) é filho do INGLÊS e o OCTOGONO (JCDG 9164) é filho do LANCHUDO”, explica Antonio Aurico, Gerente do Nelore DI GENIO.
O PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens) seleciona reprodutores zebuínos registrados com idades entre 18 e 30 meses, com exame andrológico positivo para avaliação de suas progênies através do PMGZ, classificados como superiores no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar.
Os testes de desempenho e eficiência alimentar do PNAT 2018 foram realizados na Fazu, em Uberaba/MG, durante 93 dias. O índice final é composto por 40% de conversão alimentar residual, 40% de ganho de peso no período, 15% área de olho de lombo e 5% de acabamento de carcaça.
A fase final de escolha dos Touros PNAT 2018 acontecerá durante a ExpoGenética, realizada entre os dias 18 e 26 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG. Os resultados serão divulgados no dia 24 (sexta-feira), pela manhã.
E o Nelore DI GENIO também estará participando da Expogenética com a exposição de seus touros, progênies e doadoras, legítimos representantes da genética de altíssima qualidade, que poderão ser vistos – e adquiridos.
“Vamos participar com os touros, as doadoras, os filhos e os embriões já produzidos para serem comercializados na Expogenética. São doadoras filhas do Landau, a mãe do Landau e várias mães de touros de centrais, que estarão lá e que terão embriões comercializados”, conta Antonio Aurico, Gerente do Nelore DI GENIO.