Na foto: A PGP é a principal ferramenta do Nelore DI GENIO para identificar os melhores indivíduos da safra
Chancelada pela ABCZ, avaliação é ferramenta do criatório para identificar os melhores indivíduos da safra
Na próxima sexta-feira, dia 9, será realizada a primeira pesagem oficial da tradicional Prova de Ganho em Peso a Pasto (PGP) do Nelore DI GENIO. O circuito interno é realizado anualmente para a identificação dos melhores reprodutores, dos futuros candidatos a doadores de sêmen e das principais matrizes. “A PGP é a nossa principal ferramenta para identificar os melhores indivíduos da safra“, destaca Antonio Aurico, gerente do Nelore DI GENIO.
Participam desta edição 95 animais, filhos de touros provados na pecuária nacional, dentre eles 24 do LOGAN, 10 do GOLDEN, 8 do NAJHI, 7 do INGLÊS, 7 do LANCHUDO e 5 do MALKAPUR, oriundos do Nelore DI GENIO, além de representantes de outros criatórios, como filhos do TRUCK DA ALO BRASIL (7), do MUKESH FIV da Colonial (5), do REM USP (3), do NADÃ DA BONS (3), do DESTAK da SLN (3), do PLAYBOY da Matinha (2), do JHVM II 321 da CAMPARINO (1) e do BRADO da Santa Marina (1). Com idade média de 265 dias, os animais apresentaram peso médio inicial de 275 kg e GPD de 914. A primeira pesagem oficial será realizada no dia 09/08 pela ABCZ. A prova termina no dia 20 de março de 2020, com a pesagem final.
“É através das PGPs que norteamos todo o sistema de multiplicação dos animais do criatório. Ou seja, as principais doadoras são as mães, as irmãs desses touros que se destacam em prova. E tudo o que a gente analisa na prova extrapolamos para o restante do rebanho“, conta Antonio Aurico, acrescentando que a seriedade dos trabalhos em torno da PGP atrai a atenção dos pecuaristas e das principais centrais de coleta do País.
Com duração de oito meses e meio, a PGP do Nelore DI GENIO é uma prova criteriosa, chancelada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Nela, são realizadas avaliações de carcaça por ultrassonografia e verificados quesitos como Ganho de Peso, Perímetro Escrotal (PE) e o EPMURAS, parâmetros fundamentais para a seleção e o melhoramento dos rebanhos.
“O circuito surgiu para ser um tipo de ‘vestibular’ para esses animais, classificando os mais bem colocados em várias características de desempenho, ganho de peso, circunferência escrotal, avaliações de carcaça, e identificando os melhores indivíduos, os principais pais e mães“, salienta Antonio Aurico. “Essa prova tem uma variabilidade genética muito representativa. Nessas 11 edições, já foram avaliados mais de mil animais, filhos dos principais touros do cenário nacional, do DI GENIO e de outros importantes criatórios. Nessas provas, nós identificamos animais como o INTERADO, que já foi touro de central e é um grande avô aqui no criatório; o INGLÊS, outro grande pai e avô; o LANCHUDO, o LOGAN, o OBAMA, o OLDPARR, o PRIME, além dos touros jovens PASSAPORTE, PEGASUS e JAZIGO. Os nossos principais raçadores de hoje passaram pela PGP“, destaca.
Sobre o Nelore DI GENIO. Marca reconhecida na produção de touros eficientes, fruto de seleção e de acasalamentos direcionados que identificam promessas da raça, o Nelore DI GENIO também investe em um ótimo manejo e ambiente tranquilo e saudável em todos os espaços do criatório. Com forte pressão de seleção em fertilidade e habilidade materna nas fêmeas, e circunferência escrotal e ganho de peso nos machos, a genética DI GENIO mantém reprodutores nas principais centrais de inseminação do Brasil: LOGAN, LANDAU, LANCHUDO, ORÁCULO, ORPHEU, PATHFINDER e MALKAPUR, em coleta na CRV Lagoa; EFEITO e OPOSITOR, na Alta; JOVEM, na Semex; OUTLOOK e PRIME, na Accelerated Genetics; JAZIGO, na ABS; e PASSAPORTE, PORTENHO, PEGASUS e OLDPARR, na Seleon. Vários touros foram selecionados pelo Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), como o NEPAL (2017) e o OBAMA (2018). Com propriedades em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rondônia, o Nelore DI GENIO participa das principais provas nacionais de ganho em peso a pasto e dos programas de melhoramento genético PMGZ/Geneplus e PAINT (CRV Lagoa), com o objetivo de produzir animais duplamente certificados. Todo esse trabalho reflete na excelente padronização dos animais. |